Eu que o diga

“Eu que o diga”. Sem dúvidas essa é uma das frases que mais me incomoda como resposta num diálogo. Pensa, você triste querendo desabafar com alguém, liga pro seu melhor amigo e chama ele pra uma cerveja. Vocês acabam de sentar no bar e tu já manda um “cara, ta foda!”. Seu amigo, na maior inocência sem nem imaginar o que se passa na tua vida, vira e responde “eu que o diga”. Pronto. Broxou o desabafo, afinal como descarregar seus problemas em cima de alguém que está passando por algo pior?

Ou então imagina tu falando do trabalho com algum colega, falando que está cheio de coisas e não vai ter tempo de entregar o relatório. Aí teu colega vira e manda o maldito “eu que o diga”. Fim de papo.  Não dá pra continuar falando, porque se a situação do outro é pior tu corres o risco dele falar que tu ta de frescura. Ai ou tu manda ele pro inferno e perde o colega ou abaixa a cabeça e concorda com ele.

Esse é o problema do “eu que o diga”. Ele te faz lembrar que, não importa por qual fase esteja passando, não importa seu problema, não importa nada. Nesse exato momento pode haver um outro alguém passando por situação pior. Essa bendita frase tem o poder de tornar extremamente claro a nossa insignificância no mundo, que o sol não gira em torno do nosso umbigo, mas sim em torno de bilhões de outros umbigos. Você não está só no mundo, e existem pessoas igualmente ferradas, ou pior. Então de que adianta ficar parado, vendo a vida passar e reclamando dos problemas?

Por isso penso diferente do Cortella sobre o que responder quando alguém pergunta “você sabe com quem está falando?”. Não acho necessária uma imensa resposta astrológica e filosófica. Basta apenas um “eu que o diga”.

3 comentários sobre “Eu que o diga

Deixe um comentário

