O Brasil e o Minério de Ferro

O minério de ferro é hoje o principal produto brasileiro exportado. Em 2013 exportamos US$ 32,5 bi. Sozinho ele representa 13% das exportações brasileiras. Logo podemos perceber o quão dependentes da exportação desse produto nós somos, e como uma mudança em seu preço pode afetar um balanço comercial já deteriorado.

Por isso li uma notícia hoje (link aqui) que me parece preocupante. Segundo previsão da BHP Billiton (maior empresa de mineração do mundo), a oferta de minério de ferro pode ultrapassar a demanda por vários anos. Como rege a lei básica de economia, em mercados concorrenciais quando há excesso de oferta os preços caem, até atingir o preço de equilíbrio do mercado. Isso significa que o preço do minério de ferro poderá ser reduzido e permanecer em um cenário baixo por vários anos.

Soma-se a isso o fato de que nosso maior comprador, a China, está passando por um período de desaquecimento da economia, o que afeta diretamente sua demanda por minério de ferro, e o cenário desastroso está formado. Não gosto de ser pessimista, mas uma queda nos preços, combinado com uma queda na demanda, pode levar a um déficit em conta corrente, algo que já vem acontecendo. Ou seja, teremos um aprofundamento do déficit gerando uma elevação da dívida, ou queda das reservas internacionais. Isso seria mais problemas econômicos para um governo que já começa com muitos outros para resolver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s