Digital Transformation

Li uma notícia bem interessante sobre inovação tecnológica no varejo, que saiu hoje no Valor Econômico (link aqui). Ela fala sobre a forma como empresas interagem com formas físicas e virtuais de negócio. A Bain & Company chama esse processo de “digital transformation”.  Podemos dizer que isso é uma forma de inovação tecnológica, que no limite visa elevar faturamento. Achei a matéria bem interessante porque relaciona inovação tecnológica com cases do dia-a-dia. É uma forma de enxergarmos, limitadamente, como isso funciona no mundo real, além dos manuais de economia.

Outro ponto interessante é na observação que a matéria faz sobre a falta de mão de obra especializada, ou seja, um ponto falho em educação. Isso demonstra a necessidade de investimentos conjuntos em P&D e educação.

É um grande desafio responder à “digital transformation” pela falta de pessoas dentro das empresas com conhecimento específico no assunto. Confrontadas com essas tecnologias pouco familiares e com uma concorrência muito maior, algumas companhias ignoram as ameaças, acreditando que basta continuar fazendo bem seu negócio tradicional, enquanto outras investem um valor muito elevado em inovação, sem visão de longo prazo.

Estamos em um mundo novo, bem diferente do mundo ao qual muitos manuais se referem. É preciso perceber as mudanças do mercado e se aprofundar nelas. Esse é o único caminho para não se ficar pra trás. No momento, inovação tecnológica parece ser, mais do que nunca, a bola da vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s